O Bebé precisa…
… de estímulos de luz, movimento e som. Mas devemos evitar a utilização de telemóveis, tablets e televisão: podem ser prejudiciais para o bebé quando é muito pequenino.
… de sentir e perceber odores diferentes e sabores diferentes. Estes sentidos também se programam ou se educam. Oferece ao teu bebé experiências variadas que também sejam divertidas. Respeita as etapas de desenvolvimento. A partir dos 6 meses já podes introduzir outro tipo de alimentos para além do aleitamento, segundo as recomendações do pediatra.
… de sentir a natureza. Estar em contacto com a natureza é uma fonte preciosa de estímulos. Sentir a areia e a água na praia, sentir a relva do jardim, sentir as pétalas das flores. A natureza é uma fonte de estímulos extraordinária.
… de brincar de barriga para baixo. Cada vez está mais demonstrado que pôr o bebé de barriga para baixo melhora muito o seu desenvolvimento. Desde as primeiras semanas da sua vida tenta posicionar 5 minutos, 5 vezes por dia, todos os dias, sempre vigiado pelos pais e quando o bebé está acordado. Nesta posição, estimula o bebé com toque, sons e canções. À medida que o bebé cresce deixa mais tempo nesta posição até o bebé rolar e gatinhar sozinho.
… de estar em contacto com a mãe. Principalmente nos primeiros 4 meses, o bebé precisa sempre sentir a mãe. Junto da mãe, nada lhe faltará. Observa o teu bebé e fala-lhe com carinho.
A vida pôs nas tuas mãos um milagre. Não percas nenhum detalhe e desfruta cada instante.