Mamilos planos ou invertidos? Conheça algumas estratégias que facilitarão a amamentação

Os mamilos da maioria das mulheres são salientes e ficam mais eretos quando estimulados pelo toque ou por sensações. No entanto, algumas possuem mamilos planos ou invertidos, fazendo uma covinha para dentro, no centro, ou pode mesmo afundar-se no tecido da mama.

Durante a gravidez, estes começam a ficar mais salientes. Se tal não acontecer, e se estiver preocupada com as dificuldades na amamentação, pode usar formadores de mamilos. Estes são comummente aceites, podendo ser utilizados a partir da 32.ª semana de uma gravidez normal. Inicialmente, podem ser usados apenas 1h por dia, podendo ir até cerca de 8h. Este procedimento é desaconselhado a mulheres com ameaça de parto prematuro ou colo do útero incompetente. Esta prática pode ter continuidade no pós-parto, usando-os dentro do sutiã entre 30 a 60 minutos antes da mamada. Pode ainda recorrer-se à técnica da seringa com embolo invertido, todavia, esta só deve ser usada já depois do nascimento do bebé e imediatamente antes de o alimentar.

Há várias estratégias que podem ser adotadas mesmo antes de cada sessão de amamentação, para dar aos mamilos uma forma proeminente e mais fácil de agarrar. Conheça algumas.

  • Estimular o mamilo entre o polegar e apertar a mama mesmo atrás da aréola, com os dedos em forma de “V” ou “C,” para lhe dar forma;
  • Massajar suavemente o mamilo com uma compressa fria ou um cubo de gelo, para ficar ereto;
  • Extrair leite manualmente ou com um extrator de leite ou com uma seringa invertida antes da mamada.

Está mais do que comprovado que a amamentação é benéfica tanto para a mãe como para o bebé. Por isso, sempre que surjam dúvidas, o melhor é aconselhar-se junto de um profissional de saúde acerca das melhores estratégias para combater gretas e fissuras, dado ser comum estes bebés mamarem mais vezes e durante mais tempo, fragilizando, muitas das vezes, os tecidos circundantes.

 

Especialista em Saúde Materna e Obstétrica

Publicar um Comentário