de Parto
Sabia que a elaboração de um Plano de Parto pode ajudá-la a ter uma experiência de parto positiva?
A OMS compilou em 2018, uma lista de recomendações intraparto, que devem ser seguidas pelos serviços de saúde, de acordo com a Lei nº110/2019 de 9 setembro. O plano de parto vai facilitar a comunicação com a equipa de saúde, espelhando as suas expectativas e preocupações. É um direito que é seu!
Conte com o apoio e aconselhamento da Enfª Susana Cordeiro na elaboração do seu plano de parto, de forma personalizada.
Agende o seu Plano de Parto
Preencha já o formulário 🥰
Profissionais
especializadas
Serviço prestado por profissionais qualificadas e experientes.
Confiança e
segurança
Serviço seguro em que todas as medidas de segurança serão adotadas.
Espaço
MommyCare
As consultas decorrem na BabyGold Leiria, no espaço acolhedor e privado da MommyCare.
Preço
50€
*Pagamento no dia da consulta em loja.
Em que consiste a consulta Plano de Parto?
Documento elaborado pela grávida/casal, que cumpra e exceda expectativas socioculturais da maioria das mulheres que vão parir, incluindo temas como:
• Apoio e respeito;
• Parto fisiológico;
• Envolvimento na tomada de decisão quando são necessárias intervenções médicas, mesmo que (não) desejadas;
• Ambiente clínico e psicologicamente seguro;
• Presença de acompanhante significativo e/ou Doula;
• Ambiente tranquilo e confortável;
• Outras expectativas pessoais, porque cada grávida é única.
Enf.ª Susana Cordeiro
Sinta-se confiante e preparada para embarcar na viagem mais emocionante da sua vida, com o apoio e aconselhamento da MommyCare.
Nota: é fundamental entender que o parto não é um acontecimento totalmente previsível, pelo que poderá ser necessário adaptar o plano de parto em conformidade com a evolução do mesmo.
O que dizem as nossas Mamãs…
As dúvidas mais frequentes
das mamãs
Praticamente todas as maternidades têm feito um esforço, nem sempre fácil, adaptando as rotinas de anos às novas orientações da OMS. A Humanização do trabalho de parto é uma preocupação crescente em todas as equipas. Por isso a resposta é sim, vamos ajudar os profissionais a irem ao encontro das nossas expectativas!
Na maioria das maternidades, sim. Admito que possa em alguns casos ser ainda um processo difícil, mas que seguramente estará em construção em quase todas as unidades de saúde.
A grávida deverá elaborar um documento personalizado dirigido e discutido com os profissionais que seguem a gravidez, enumerando as suas expectativas.
Em qualquer fase da gravidez, sendo que no último trimestre há uma maior consciencialização dos medos e por isso será a altura ideal para esclarecer dúvidas e realizá-lo.
Aconselho que o Plano de Parto seja enviado após as 37 semanas de gestação via e-mail para o hospital de referência e outra cópia permaneça com a grávida, que o deverá apresentar fisicamente no hospital no dia em que for admitida para ser assistida no seu parto.
Deve orientar o seu profissional de referência com formação especializada na área da Saúde Materna e Obstétrica. As aulas de preparação para o parto ou a consulta com o seu obstetra, podem ser ótimas oportunidades. Este plano deve ser realizado de forma realista, esclarecida e precisa. Deste modo, estaremos a promover com toda a certeza um parto Humanizado e seguro, facilitando a comunicação!
Deve ser adaptável às intercorrências que possam surgir.