Qual é a posição natural do recém-nascido?

Para o bebé, não há dúvidas que de barriga para cima, uma vez que este só está preparado para se rodar aos 6 meses. Desde 1992, a Academia Americana de Pediatria recomenda dormir de barriga para cima para prevenção da morte súbita. Contudo, atualmente, os bebés não só dormem de barriga para cima, como passam todo o dia nesta posição. E lamentavelmente esta influência tem-se estendido cada vez mais ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, é importante questionar se a posição natural do ser humano é estar de barriga para cima. O ser humano é o único mamífero que consegue estar de barriga para cima. A posição de barriga para baixo tem muita relação com a evolução. Sem dúvida que a posição de barriga para cima para dormir evita as mortes nos bebés.

Contudo, tem outros inconvenientes, sendo o maior de todos o aplanamento da cabeça. Por esta razão, devemos fazer uma retificação na recomendação global para deixar de ser: “dormir de boca para cima” e passar a ser “dormir de barriga para cima, brincar de barriga para baixo”.

No artigo “Time to revisit tummy time”, Wittmeier y Mulder (2017) verificam algo fundamental. Não só estar de barriga para baixo previne a Plagiocefalia ou a deformação assimétrica da cabeça, como também verificam que os bebés que passam mais tempo de barriga para baixo despertos e vigiados se desenvolvem claramente melhor. Na realidade, os bebés que estão de barriga para baixo têm mais tónus muscular, menos refluxo e menos otites quando são maiores.

E porque não estar nos braços da mãe? 🤔

O colo estimula o sistema vestibular e o sistema táctil e garante a construção de um bom vínculo afetivo.

Porque não alternar entre dormir de barriga para cima SEMPRE, brincar de barriga para baixo SEMPRE VIGIADO e miminho com o colinho? 👶🏻

Para os pais que querem aprender mais sobre desenvolvimento, aconselha-se a leitura:
👉 “Ayúdale a Despegar!” de Pastor I y Acin J

Fonte

 

Mãe e filho recém-nascido

Especialista em Fisioterapia Pediátrica

Publicar um Comentário