Massagem Perineal: Sim ou Não?

A resposta é sim!

O melhor momento é a partir da 34ª semana de gravidez.

A massagem do períneo é um método comprovadamente eficaz para preparar o tecido entre a vagina e o ânus para o parto. O períneo fica mais elástico e sofre menos durante o parto.

Lave as mãos e certifique-se de não ter as unhas muito compridas, para não se magoar. Coloque um pouco de vaselina ou adquira um dos produtos existentes na farmácia para este efeito, nos dedos e espalhe esfregando para aquecê-lo um pouco.

Insira o polegar cuidadosamente na vagina e massaje a área interna e externa do períneo com as pontas dos dedos realizando massagens circulares suaves da esquerda para a direita. Pode aumentar gradualmente a pressão, mas lembre-se que a massagem não precisa doer.

O mais importante é que a grávida se sinta bem e não fique tensa. Muitas mulheres agacham-se ou ficam de pé, descansando uma perna, por exemplo, na borda da banheira ou numa cadeira. Mas também pode ser feito deitada.

Embora a massagem perineal possa ter um efeito positivo no parto, nem todas as mulheres se sentem confortáveis com esta massagem íntima.

Se tem varizes na área, ameaça de parto prematuro ou outra patologia fale com o seu médico!

 

Especialista em Saúde Materna e Obstétrica